BODY

Todas as terças-feira espero ter aqui sempre um artigo sobre como exercitar o físico.
Poderia começar por um artigo para exercitar a mente ou a alma, mas na minha opinião faz mais sentido esta ordem: inspiração, motivação, fisico, mente, energias e espiritual para depois fazermos o caminho de dentro para fora. Espero mais para a frente explicar o porquê. E muito sinceramente, nem há ordem correcta. Todo o trabalho seja exterior ou interior é importante no desenvolvimento do nosso equilibro e no caminho para a felicidade. Nenhum é mais importante que o outro ou vem antes ou depois, todos se completam e todos os dias devemos praticar um pouco de cada.

Para o nosso primeiro artigo, convidei o André Dias da AD Movement Training.
Mais uma pessoa que apareceu do nada na minha vida e que logo demonstrou ser mais uma peça essencial que eu procurava para mim na minha rotina de exercício físico, bem como para o Atelier Relief. Não só pela prática que desenvolve, ensina e orienta, mas também como pessoa onde o dar e receber sem esperar nada em troca também é filosofia e para mim é muito importante trabalhar com pessoas que não olhem só ao dinheiro e ao ego mas à paixão do que fazem e da missão que por cá desenvolvem. O André desenvolve o que para mim é o exercício físico no todo e muito completo, focando na questão do movimento e da capacidade que o nosso corpo tem nesse aspecto mas quem melhor para explicar do que ele....
Espero que gostem!
E espero daqui para frente contarmos com a sua colaboração e quem sabe com alguns vídeos dos treinos que espero começar a ter com ele :)
Sigam o seu trabalho no INSTAGRAM.
-----------------------------

“Exercício é uma invenção Humana para compensar o facto de não fazermos o que devíamos... MOVIMENTO.”

É por esta frase ecoar tanto na minha mente que decidi afastar-me um pouco do “exercício” que estudei no meu percurso académico para aprender sobe algo mais orgânico, natural, mais Humano: Movimento.
Ao contrário do Exercício e do Fitness, a abordagem que estudo e ensino tem como objetivo o desenvolvimento mais holístico do ser Humano indo além dos aspetos mais conhecidos como a força, a velocidade, a resistência, a mobilidade entre outros. Numa prática de movimento generalista (parafraseando Bruce Lee), retiramos o que é útil de alguma disciplinas, rejeitamos o que é inútil e deixamos espaço para a expressão própria de cada um.
Treinamos Força? Mobilidade? Resistência? Sim, sim sim! Treinamos tudo isso e muito mais como equilíbrio, integração, improvisação, acrobática, escalada, respiração, exercícios de interação com outros e muito mais, porque tudo isto É MOVIMENTO!
Porque não é só o corpo que precisa de ser estimulado mas também o cérebro, porque podemos aprender coisas novas a cada sessão de treino, porque interagimos com outros, porque aproveitamos o que temos e o que o mundo nos dá!

Movam-se!

André Dias

      

------------------------------------------------------\\-------------------------------------------------------------





BODY #2 - EXERCICIO PARA PULSOS E DEDOS FRÁGEIS


Ora este tema não podia vir mais de prepósito.
Ontem deparei-me com aquele que é realmente o meu verdadeiro desafio em termos de exercicio fisico. Aquele desafio que não depende só da minha força mental e de vontade ultrapassar, é um desafio defeito de fábrico mesmo. Desde que me conheço que tenho imensa dificuldade em realizar flexões por causa da falta de força nos pulsos. Por mais que tenha dançado sevilhanas e flamenco durante anos em pequena, onde o movimento do pulso é muito usado, lembro de nos meus tempos de adolescência quando tinha a mania que andava de skate ou seja em que situação for, usava fitas elásticas do cabelo à volta dos pulsos para não me doerem tanto e resultava. Hoje como massagista o desafio é o mesmo, pois a cada movimento os meus pulsos e dedos fartam-se de estalar e depois flexões é coisa que passo a vida a fugir.
Mas ontem não tive como, depois de um jogging de uma hora onde depois ainda me sobrava energia, então, fui desafiada por mensagem pelo André a fazer uma sequência* de mountain climbers seguindo de flexões. E esqueçam, nem com os joelhos como apoio, e à terceira sequência já os pulsos me relembravam porquê eu nunca faço flexões. 
Maaaas, parece que o nosso coach tem a solução mágica para tal desafio e eu vou começar a praticar e por isso passo a palavra.

...............................\\..........................................

Pulsos e dedos frágeis sempre foram um problema meu... Lembro-me de estar a participar numa aula de artes marciais com um Mestre de Kung Fu e de ele me chamar para demonstrar em mim uma técnica que envolvia uma luxação nos dedos, eu estava com tanto medo pelos meus dedos que ele percebeu e me disse: "André... Don't be a pussy" (inserir sotaque chinês 😂).
No vídeo passo por alguns dos movimentos que uso para ter pulsos e dedos mais fortes e resistentes. Esta é a componente em cadeia cinética fechada, existe a componente em cadeia aberta, com que costumo iniciar a maior parte das pessoas.
Trabalha nos teus elos mais fracos! Tu precisas.
..................................\\\...............................................

*Sequência
Depois de uma boa corrida de uma hora.
Começar com 20 moutain climbers e 20 flexões e assim sucessivamente diminuindo de 2 em 2 até chegar a apenas 2.

Força! E partilhe connosco a tua experiência e resultados!
Eu irei partilhar a minha evolução com os meus pulsos :)





É com muito carinho que convidei esta menina a não só, a vir dar aulas de Yoga no Atelier Relief ( e quem estiver interessado numa aula experimental falem connosco) mas também a escrever no nosso blog/site. Pois acredito que ela, como todas as pessoas que convido, tem tanto para partilhar e oferecer. Todas as suas partilhas de receitas e práticas de yoga são de uma boa inspiração e por isso quisemos trazer um pouco disso para aqui.
Nem de propósito, hoje, no dia em que ela me diz que tinha o texto pronto, antes disso eu tinha publicado nas nossas redes sociais, a imagem acima que diz "Saúde não é só o que comes. É também sobre o que pensas e dizes." Quando ela me liga a dizer que estamos mesmo em sintonia pois a direcção que o seu artigo estava a tomar era essa. E qual melhor forma de começarmos a falar deste assunto, se não por aí. Pois a nossa saúde depende de 3 condicionantes: o que comemos e prática de exercício físico, das nossas energias e energias à nossa volta, e do que pensamos, dizemos e fazemos. Se uma dessas coisas estiver em falta, existe um desequilibro que se irá reflectir na má saúde, seja física, seja ela nas coisas e situações que atraímos; pois saúde não se prende ao corpo, ou à mente mas na saúde das nossas relações, situações, em tudo. Por isso, o que pensaste hoje? o que disseste foi saudável? e o que fizeste, fez diferença? Pensa nisso. Não vale a pena ires a correr para o ginásio ou treinar e fazeres comida saudável com pensamentos negativos, que o efeito na tua energia será nulo. Podemos todos ter dias menos bons e devemos libertar toda a negatividade em nós sem podor e sem sentimento de culpa, (é para isso que os dias maus existem) mas com a consciência que não desejamos fazer isso estilo de vida e que amanhã é um dia novo e que vamos respeitar o que o nosso corpo pede, o que a nossa alma nos diz, e o que a nossa energia nos dá, comendo bem e pensando bem.

Introdução feita da (pseudo) editora. Deixo a palavra a Vanniyama, e onde a podem a seguir no seu instagram que está cheio de coisas boas aqui.


 Healthy Body, Healthy Mind

 Muitas são as pessoas que se preocupam com a saúde hoje em dia (e ainda bem que assim é). Estão mais preocupadas com o que comem e em fazer exercício físico para estarem em forma. Mas existe outro aspeto da nossa saúde que as pessoas ainda não dão a devida importância, ou melhor, por vezes dão demasiada importância e identificam-se com ela. A mente. Como está a tua mente? Que tipos de pensamentos passam por ela? Acalmar a mente é algo muito importante para a nossa saúde, assim como a alimentação e exercício físico. Tanto são todos estes aspetos importantes como estão ligados entre si. Quando tinha uma alimentação menos saudável, com muitos alimentos processados e açucares (não falo em álcool, café, tabaco ou outras drogas porque nunca consumi e de animais ou produtos de origem animal que não vejo como alimentos) tinha uma mente negativa, destrutiva e claustrofóbica, uma vida mais sedentária. Foi quando comecei a interessar-me pela cozinha, que me apercebi do que estava a por no meu corpo. E comecei a tratar do meu corpo como o templo que ele é. Passei a comer de modo mais saudável, deixei de consumir alimentos processados, açúcar, refrigerantes, basicamente tudo o que vem em pacotes e que tem muitos ingredientes, conservantes e corantes. E, ao mesmo tempo que deixei de consumir alimentos que não me faziam bem, inconscientemente, deixei situações que não me faziam bem. Comecei a praticar yoga, a meditar, a estar mais na natureza, a ter mais energia e a gostar mais de mim e de estar na minha companhia. Sempre passei muito tempo sozinha e sempre tive muito tempo para mim. Sinto ser algo importante para nos cuidarmos, nos conhecermos. Embora seja algo que por vezes tenha resistência. Mas o Universo é inteligente e sempre me proporciona estes momentos. É algo necessário que todos deveríamos fazer e não ter vergonha disso. Quando estamos sozinhos podemos ser nos próprios sem tabus, sentir todas as emoções, deixar vergonhas de lado, deixar de pensar no que o outro vai pensar de nós ou algo do género, é a melhor forma de nos conhecermos e sermos nós verdadeiramente. É quando fazemos o que queremos porque queremos e não porque outra pessoa quer fazer, tomamos as decisões por nós e para nós. Saber estar, simplesmente estar e ser sem correrias, sem coisas para fazer ou em que pensar nem sempre é fácil. É algo muito importante que maioria das pessoas não faz e tem muita resistência. Porque com isto vem o sentimento de que somos inúteis e não servimos para nada. Ora dai a importância de acalmar a mente. Porque a mente mente-nos muito. Temos de saber não nos identificarmos com ela. Não somos a nossa mente. A meditação ajuda-nos neste aspeto. E não pensem que meditação é só estar sentada de olhos fechados e não pensar em nada e não sentir emoções nenhumas. Somos seres humanos e temos emoções para senti-las, seja felicidade, raiva, tristeza, o que for. Meditação pode ser simplesmente dançar, ouvir musica, comer, andar. Qualquer coisa que gostamos de fazer desde que a mente esteja no aqui e no agora e não ande a divagar sobre o passado e o futuro. Pode ser tirares 10 minutos que seja do teu dia, ao acordar ou ao deitar por exemplo, e focares na respiração. Se tiveres pensamentos ou emoções deixa as vir, não reprimas, mas sem te envolveres deixa as ir. Sê o observador da tua mente. A nossa mente é uma dadiva de criação, o problema é que esta sobrecarregada e com pensamentos não tão bons e identificamo-nos com eles. Nós criamos a nossa realidade e a nossa vida. Temos esse poder, esse dom. Por isso quando pensas que tudo te acontece e que tudo está contra ti, lembra-te dos teus pensamentos, como estava e como está a tua mente. Nada nos acontece, somos responsáveis pela nossa vida. E quando acontece algo menos bom é porque temos algo a aprender com a situação e estamos a altura para esse “desafio”, devemos então de agradecer ao Universo pela oportunidade de aprender e crescer. Esta na altura de olharmos um pouco para dentro, de nos focarmos mais em nós e menos no outro, de deixar o papel de coitadinhos e de vítimas, esta na altura de nos tornarmos responsáveis pela nossa realidade e de criarmos com mais consciência e amor. De darmos mais atenção ao nosso coração e menos à nossa mente. De sermos mais positivos e mais amorosos. De sermos gratos pelas dádivas que o Universo nos dá. De darmos mais ao outro sem intenção de receber algo em troca. De sermos mas humildes. De termos mais compaixão e menos pena. De olharmos mais para dentro e menos para o que o vizinho do lado esta a fazer, ou o tal fulano do facebook ou instagram que tem uma vida melhor que a tua. Tretas. Foca em ti. Trabalha em ti. Faz por ti. Segue os teus sonhos e faz o que te faz feliz. Não Deixes que a tua mente te controle. Para todos os dias nem que seja pelo menos 10 minutos e foca na tua respiração. A vida não é uma luta, não tem de ser difícil. Está na hora de sermos felizes, saudáveis, de seguirmos o nosso coração. O universo é abundante e generoso. Ama-te e cuida de ti, sê o teu melhor amigo, agradece e leva a vida com leveza, diverte-te ao longo do caminho deste Universo que tão mágico que é.

 “Health is not just about what you’re eating. It´s also about what you’re thinking and saying.”

 Vanniyama










Quantas vezes durante a nossa vida fomos corrigidos por alguém que dizia que tínhamos uma “má” postura?
Durante anos fomos incentivados a procurar a postura perfeita, a simetria, porque caso contrário iríamos acabar com dores e problemas articulares.
Notícia de última hora: Não somos seres simétricos.
Temos UM coração que não se localiza no eixo central do nosso tronco e por isso os nossos pulmões não são o espelho um do outro, o que faz com que a nossa caixa torácica esteja LONGE de ser um exemplo de simetria.
Durante a nossa vida, grande parte de nós temos a tendência para ter um lado dominante através do qual realizamos as tarefas diárias, este é outro aspecto que deita por terra a “teoria” da simetria. Podia continuar a dar mais exemplos, mas acho que perceberam a ideia.
Então, quando falamos de postura devemos preocupar-nos com quê?
- Estar na mesma postura demasiado tempo (ex.sentado) significa falta de movimento e falta de movimento representa algum grau de “irritação” ao Sistema Nervoso, e a solução para isto? Movimento;
- Quando estamos sobre carga seja esta externa ao corpo (pensem agachamentos com uma barra às costas) ou provocada por movimento repetitivo + força da gravidade (pensem corrida) devemos ter atenção à postura pela simples razão de evitar lesões provocadas pela carga.
Resumindo: Nenhuma postura é perigosa desde que não adotada demasiado tempo ou em carga. Quando sem carga, nenhuma postura deve ser um factor de stress desde que seja algo que consigamos controlar, daí a utilidade do treino de mobilidade (é disso que vamos falar no post da próxima semana, mais exactamente, da coluna).

Fala-vos o André que tem uma escoliose estrutural e treina feliz e sem dor!

Até para a semana e MEXAM-SE porque podem!

André Dias 

...................................................................

Este tema levou-me a pesquisar e fui parar a dois nome :Jean Piaget e Joseph Pilates.

"É estar presente, concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo.
Poucos movimentos bem feitos realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica. Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflecte sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos." Pilates

"...a equilibração é uma situação dinâmica, nunca estática, ocorrendo em movimentos contínuos na busca por equilíbrio.  Estes movimentos são nomeados de acção e são motivados por necessidades intrínsecas e exteriores ao indivíduo, podendo ser necessidades fisiológica, afectivas ou intelectuais.." Piaget

Deixo a reflexão....

Kukha

Não se esqueçam que Sábado é dia de workshop de dança!! Inscrevam-se aqui!


BODY #5




Olá “movers”!

Como prometido hoje deixo-vos um vídeo (porque imagens valem mais que mil palavras) com 4 exercícios para melhorar a mobilidade da coluna vertebral!
Estes são exercícios que podem começar por fazer 3x por semana e progredir para todos os dias (sim, leram bem, todos os dias). No que toca à melhoria da mobilidade o factor FREQUÊNCIA é super importante! Lembrem-se da frase “Use it, or loose it!”, neste caso usem a vossa coluna,  façam estes exercícios e aos poucos vão re-ganhar controlo da mesma!

São exercícios básicos que precedem outro tipo de exercícios mais avançados! Leiam as recomendações gerais no final do vídeo. Qualquer dúvida enviem uma mensagem que eu dou uma ajuda!

Até para a semana e MEXAM-SE, porque podem ;)

André Dias

//

BODY #6 CORPO SAUDÁVEL, MENTE SAUDÁVEL



Se recuares ao meu primeiro post aqui no blog do Atelier Relief, reparas que falo de uma mudança de paradigma na forma como encaramos a fisicalidade.
O conceito de treino conhecido pela maioria, hoje em dia começa a ser alterado a partir do momento em que percebemos que apesar de treinarmos muito, estamos a perder cada vez mais a relação de confiança com o nosso corpo. Movimentos fáceis e acessíveis em criança deixaram de o ser e todo o  nosso potencial de movimento está confinado a uma passadeira, elíptica, uma máquina de abdominais ou qualquer outro aparelho encontrado num  qualquer “Health Club”.
É desta realização que surge o treino de movimento que é apenas um nome para ilustrar a abordagem que acredito ser a mais indicada para aquilo que somos.
Movimento é um termo altamente abstrato e é por isso que é utilizado por quem trabalha sobre esta filosofia. O treino de mobilidade, o treino de força, de "endurance"*, a aprendizagem motora, dança, artes marciais, desportos coletivos entre outros, cabem todos neste amplo conceito de “Movimento”.
Os alicerces em que se apoia este conceito não são nada mais do que explorar uma série de disciplinas/métodos diferentes e retirar delas aquilo que achamos ser útil para aumentar o nosso potencial de movimento em todas as suas formas e consequente a saúde do corpo e da mente.


Então, por onde deves começar?

- Desenvolve mobilidade articular para garantir que podes desenvolver mais movimentos em segurança (tens centenas de exemplo na minha conta de Instagram @admovemore);
- Realiza treino de força no padrões básicos de movimento, podes começar por fazê-lo usando apenas o teu peso corporal;
- Realiza treino cardio-respiratório variado;
- Faz por aprender novos movimentos TODAS AS SEMANAS, seja a experimentar por ti ou a ir a uma aula de uma disciplina que está fora da tua zona de conforto, isto não só vais explorar novas amplitudes de movimento como te vai obrigar a trabalhar o CÉREBRO e ajudar a manter uma mente sã, jovem e adaptável;
- Pratica padrões respiratório regularmente;
- Pratica quietude da mente: Estamos constantemente a ser distraídos pela confusão do mundo, lê os posts da Vanessa sobre técnicas de meditação e aprende a controlar essa confusão ;

Até à próxima semana!


Mexam-se, porque PODEM!     



* endurance = resistência, persistência

Comentários

Mensagens populares