BODY #6 CORPO SAUDÁVEL, MENTE SAUDÁVEL


Como eu estou sempre a dizer, é muito importante trabalhar a alma mas ela tem vários corpos e um deles é o físico que merece ser honrado, respeitado e cuidado. Alma, mente e corpo, é um triângulo que se não estiver alinhado, inter-ligado e equilibrado, nenhuma das suas pontas existe. 
Para tal, é importante criarmos práticas e exercícios que trabalhem esses 3 pontos e tal só o fazemos saindo da zona de conforto e com escolhas conscientes.
(nota de editora, Vanessa Faria)




Se recuares ao meu primeiro post aqui no blog do Atelier Relief, reparas que falo de uma mudança de paradigma na forma como encaramos a fisicalidade.
O conceito de treino conhecido pela maioria, hoje em dia começa a ser alterado a partir do momento em que percebemos que apesar de treinarmos muito, estamos a perder cada vez mais a relação de confiança com o nosso corpo. Movimentos fáceis e acessíveis em criança deixaram de o ser e todo o  nosso potencial de movimento está confinado a uma passadeira, elíptica, uma máquina de abdominais ou qualquer outro aparelho encontrado num  qualquer “Health Club”.
É desta realização que surge o treino de movimento que é apenas um nome para ilustrar a abordagem que acredito ser a mais indicada para aquilo que somos.
Movimento é um termo altamente abstrato e é por isso que é utilizado por quem trabalha sobre esta filosofia. O treino de mobilidade, o treino de força, de "endurance"*, a aprendizagem motora, dança, artes marciais, desportos coletivos entre outros, cabem todos neste amplo conceito de “Movimento”.
Os alicerces em que se apoia este conceito não são nada mais do que explorar uma série de disciplinas/métodos diferentes e retirar delas aquilo que achamos ser útil para aumentar o nosso potencial de movimento em todas as suas formas e consequente a saúde do corpo e da mente.


Então, por onde deves começar?

- Desenvolve mobilidade articular para garantir que podes desenvolver mais movimentos em segurança (tens centenas de exemplo na minha conta de Instagram @admovemore);
- Realiza treino de força no padrões básicos de movimento, podes começar por fazê-lo usando apenas o teu peso corporal;
- Realiza treino cardio-respiratório variado;
- Faz por aprender novos movimentos TODAS AS SEMANAS, seja a experimentar por ti ou a ir a uma aula de uma disciplina que está fora da tua zona de conforto, isto não só vais explorar novas amplitudes de movimento como te vai obrigar a trabalhar o CÉREBRO e ajudar a manter uma mente sã, jovem e adaptável;
- Pratica padrões respiratório regularmente;
- Pratica quietude da mente: Estamos constantemente a ser distraídos pela confusão do mundo, lê os posts da Vanessa sobre técnicas de meditação e aprende a controlar essa confusão ;

Até à próxima semana!


Mexam-se, porque PODEM! 

André Dias  



* endurance = resistência, persistência

Comentários

Mensagens populares