BODY #3 Movimento e a busca da postura “Perfeita”.

Quantas vezes durante a nossa vida fomos corrigidos por alguém que dizia que tínhamos uma “má” postura?
Durante anos fomos incentivados a procurar a postura perfeita, a simetria, porque caso contrário iríamos acabar com dores e problemas articulares.
Notícia de última hora: Não somos seres simétricos.
Temos UM coração que não se localiza no eixo central do nosso tronco e por isso os nossos pulmões não são o espelho um do outro, o que faz com que a nossa caixa torácica esteja LONGE de ser um exemplo de simetria.
Durante a nossa vida, grande parte de nós temos a tendência para ter um lado dominante através do qual realizamos as tarefas diárias, este é outro aspecto que deita por terra a “teoria” da simetria. Podia continuar a dar mais exemplos, mas acho que perceberam a ideia.
Então, quando falamos de postura devemos preocupar-nos com quê?
- Estar na mesma postura demasiado tempo (ex.sentado) significa falta de movimento e falta de movimento representa algum grau de “irritação” ao Sistema Nervoso, e a solução para isto? Movimento;
- Quando estamos sobre carga seja esta externa ao corpo (pensem agachamentos com uma barra às costas) ou provocada por movimento repetitivo + força da gravidade (pensem corrida) devemos ter atenção à postura pela simples razão de evitar lesões provocadas pela carga.
Resumindo: Nenhuma postura é perigosa desde que não adotada demasiado tempo ou em carga. Quando sem carga, nenhuma postura deve ser um factor de stress desde que seja algo que consigamos controlar, daí a utilidade do treino de mobilidade (é disso que vamos falar no post da próxima semana, mais exactamente, da coluna).

Fala-vos o André que tem uma escoliose estrutural e treina feliz e sem dor!

Até para a semana e MEXAM-SE porque podem!

André Dias 

...................................................................

Este tema levou-me a pesquisar e fui parar a dois nome :Jean Piaget e Joseph Pilates.

"É estar presente, concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo.
Poucos movimentos bem feitos realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica. Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflecte sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos." Pilates

"...a equilibração é uma situação dinâmica, nunca estática, ocorrendo em movimentos contínuos na busca por equilíbrio.  Estes movimentos são nomeados de acção e são motivados por necessidades intrínsecas e exteriores ao indivíduo, podendo ser necessidades fisiológica, afectivas ou intelectuais.." Piaget

Deixo a reflexão....

Kukha

Não se esqueçam que Sábado é dia de workshop de dança!! Inscrevam-se aqui!



Comentários

Mensagens populares